sábado, 13 de dezembro de 2008

Renovei a minha CNH (carteira de motorista)


A minha carteira de motorista (ou CNH, como o Detran apelida) vencia agora dia 28/12/08.
Para minha infelicidade eu sou um cara muuuito certinho e não poderia rodar por ai com carteira vencida.
A renovação da carteira começou, de fato, a coisa de dois meses quando fui fazer nova consulta dos zóios. Uso óculos desde os 7 anos de idade, quase não sei o que é o mundo estando de cara lavada.
Uma pessoa que eu admirava era o papa João Paulo II que, na idade que estava conseguia ler e ver sem óculos, mas que inveja.
Como eu e óculos são uma coisa só, fiz nova consulta e tive a ousadia de mandar fazer a receita poucos dias antes. De fato, eu só trocaria a lente esquerda, a direita ainda permanecia, não foi modificada.
Bom, sendo necessário refazer a CNH, vamos ao PoupaTempo eas 10h da matina, ao abrir, estava eu lá.( se existe alguma coisa que FUNCIONA na burocracia deste país se chama POUPATEMPO).
No primeiro dia foi apenas reconhecer o terreno, peguei um folhetinho que me dava tudo o que eu tinha de arrebanhar: foto, conta de alguma coisa(endereço), a CNH velha e mais R$80, aproximadamente.
Foto eu tirei no Shoping Colinas (onde está o PoupaTempo) e pela módica importância de R$7,00 meia hora depois estava de posse de 4 fotinhos novas em folha, mostrando o Paulo de hoje.
No dia seguinte, mesmas 10h da manhã, eu estava lá e graças a cortesia da minha idade, em 5 minutos eu estava sentado na frente de gentil moça que pegou meus documentos e redigitou os dados.
- Confere, perguntou ela
- Não, aqui está Santos, eu moro em São José dos Campos.
- Bom, aqui a gente não consegue alterar estes dados, o senhor terá de ir a Ciretran.
- E onde é a Ciretran
- Perto da Igreja São José - respondeu a moça e me deu o endereço.
Lá vou eu até a Ciretran, de carro. Mas quem consegue estacionar carro no centro de São José dos Campos ? Acabei achando um estacionamento, tão longe que quase me pergunto se não seria melhor ter deixado o carro onde moro e ido de ônibus.
Paciência.
Chego na Ciretran, uma fila colossal, fico até meio baratinado com o tamanho da fila. Ouço alguém comentando que eles tinham deixado de distribuir senhas já que o sistema (deles) estava fora do ar. Resolvo tomar coragem e subir até chegar num salão enorme, cheio de gente. Um atendente me deu uma senha de terceira idade (sempre peço a senha de terceira idade, custei prá chegar nela) mas ai vejo um senhor recostado e lhe pergunto o que poderia ser feito para resolver o meu problema, trocar a cidade que aparece na minha carteira de motorista de Santos para São José dos Campos. Prontamente ele pega os dados da CNH e retorna uns 5 minutos depois.
- Está feito,
- Muito obrigado, e saio, pensando que tinha sido rápido ( para mim, com um certo sentimento de culpa, vendo as filas enormes e pessoas que iriam esperar horas)
Almoço e descanso.
Volto ao PoupaTempo, entro novamente na fila de pegar senha e logo depois vou ser atendido, desta vez por um rapaz,(era o único homem, todas as demais atendentes, mulheres)
Exibo novamente a minha CNH velha, minhas fotinhos e meu comprovante de endereço.
Sem percalços, recebo uma senha para pagar os quase 80 reais que custam o exame e a nova carteira.
O banco é a Nossa Caixa. Lá, pelo folhetinho poderia ser usado cartão de débito desde que fosse filiado ao Banco 24h. O meu é, sigo confiante.
Bato no caixa, que me diz:
- Moço (todos me chamam de moço, até agora ninguém me chamou de velho)
- Moço, nosso sistema não está se comunicando com o Banco 24h, mas o senhor pode ir ali fora que existe um caixa eletrônico, etc etc
Saio do PoupaTempo e acho o caixa eletrônico. Na tela dele a mensagem "Temporariamente fora, aguarde retorno". Espero uns minutos e nada.
Volto ao Poupatempo.
- O senhor pode pagar amanhã, mas avise que os documentos são de ontem...
Saio do Poupatempo, passo no Caixa Eletronico, que voltou a funcionar.
São 2 mulheres na minha frente, uma delas em operação bancária complicada e demorada.
Dez minutos em pé e consigo retirar os R$80. Volto ao PoupaTempo.
Pago e recebo o recibo, de posso do recibo volto a fila do Detran e recebo a senha do exame médico.
Cinco minutos depois estou sendo examinado. Agora os exames são modernos, olho numa espécie de microscópio de mesa e lá no fiundo aparecem os famosos letreiros
- efe, ge, tê, agá, leio.
- idem, outro olho.
- teste de ofuscamento. Tudo fica branco e pergunta
- que letra
- vê
A médica pede para mim apertar uma tesoura . aperto. outra mão. aperto.
- fique em pé, levante o pé direito e gire.
- agora o esquerdo e gire.
- levante os braços e faça isto e isto . Igual um sinaleiro.

O senhor pode ir e voltar em 4 horas para pegar a nova CNH
As sete da noite eu estava de posse da minha nova CNH, válida até 11.12.2011.

2 comentários:

Trannin Carlos disse...

Paulo, me deliciei com seu texto, li rindo. Estou renovando minha carteira e também fui no Poupatempo, que também me enviou para o Ciretran e também foi maravilhoso tentar estacionar o carro lá. Gostei muito de seu texto, acho que foi identificação demais. Um abraço. Carlos R. Trannin.

Helo disse...

Olá Paulo. Adorei o seu texto.É a pura realidade,pois tenho conhecimento do mesmo fato ocorrido com várias pessoas. Agoro te pergunto: quando vencer a sua CNH em 12/2011 voce vai enfrentar o "PERCATEMPO", digo o POUPATEMTO?
Um abraço.