terça-feira, 18 de novembro de 2008

A (in)segurança do Banco, via Internet.

Eu adoto as seguintes regras básicas:

Login
meu é para acompanhar os meus polpudos saldos da fortuna que recebo do INSS.
Raramente movimento dinheiro por Internet. De um banco para outro, o meu DOC é o DOCanela, um pouco perigoso por assaltos de rua,mas, os bancos são próximos e carregar um punhadinho de meia dúzia de notas não é uma tragédia.

Senha
: não me preocupo, quase todos os bancos tem dois tipos de senha, a de entrada, seu login, que permite você ver o que tem, o extrato e se for necessário pagar existe uma segunda senha variável com o dia(BRADESCO,Real), que você recebe num cartão ou chip(Itaú).

E se não tem uma
segunda
senha, a primeira é clicada dentro de um quadro onde as posições do ponteiro variam a cada dia. (Itaú, HSBC)

Das que conheço eu acho mais seguro aquela em que a segunda senha vem num cartãozinho tipo LOTO, variando em função da posição.

E como
80 %
do meu gasto é ou por Cartão de Crédito, por desconto na Conta Corrente (Eletricidade, Gás, TV a Cabo, Seguro Saúde, UOL, etc ) e pagamento de boleto na boca do caixa. Os 20% ficam para a Feira e dinheiro de Bolso. Portanto,risco mínimo. Mas existe, não dar bobeira, regra básica. Abasteceu o carro,
sai e vai
com o manobrista na maquininha, pagou uma conta em loja, segue a procissão do Cartão até o altar do Caixa.

Evito
ao máximo comprar pela Internet, este negócio de Site seguro WWWS é besteira, conto da carochinha, do lobo mau. Qualquer hacker que se preza aprende rapidinho o caminho das pedras. Lembre-se que a NET é um canal aberto, ruas de mão dupla, o que se digita na China eu posso saber frações de segundo depois, é disso que vive o Google e outros sites de busca.

E,
finalmente
se proteja, existem softwares que são os leões de chocara de seu computador, o que eles fazem é simples, ninguém entra sem você autorizar,ele pede a identidade(FIREWALL)do visitante e não deixa entrar, se o caso. Mas as vezes,muitas vezes, você mesmo autoriza, abre a guarda !

E, mais finalmente ainda, NÂO leia e-mails tipo corrente, aqueles que estão de Ref-Ref-Ref que contenham arquivos executáveis, aqueles de procura de crianças, que enchem a sua tela de votos maravilhosas e mensagens de religião,alto ajuda, etc,etc. o mundo é mau, de 10 mensagens destas de corrente que você abre, 5 tem vírus, que podem acabar com sua máquina e levar seus sofridos R$ a contas de expertalhões.

E finalmente (terceiro finalmente)se você não está convencido e insiste em ler e-mails de corrente, compre outra máquina
só para mexer com dinheiro
, não é isto que você faz na prática, guarda o dinheiro em gaveta com chave ou escondido? Não dê bobeira.

2 comentários:

Metalica disse...

Campeão,

gasto -e muito- com cartão de crédito. O que me permitem eu pago com ele.

Agora, grana via internet?? TÔ PHORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PELA TERCEIRA VEZ NÃO!!!!!

Vou ao banco, pego fila e fico lá: ser lesado de novo, não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só passagem aérea, livro e outras coisas, mas transação financeira, nem pensar!!!!!

Ç

Blog do Paulo Ferraz disse...

Çainder,

eu (quase) nunca uso cartão para comprar via Internet, quase não compro pela Internet,mas as poucas vezes que o fiz, comprei livros.